segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CÂNCER DE PELE

por Gabriela,



Conhecida como uma doença perigosa, o câncer de pele é considerado o tipo de câncer mais comum, onde no Brasil, existem mais de 120 mil casos por ano. Conheça o que é realmente, os sintomas e causas, como pode ser prevenido, etc.

O  que é câncer de pele ?

Câncer de pele seria um tumor formado por células epidérmicas ( de pele), que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira errada, acumulando tecidos  em alguma região do corpo e formando-se a partir daí.

CAUSAS/ SINTOMAS:
•          Sendo considerada a maior causa de câncer de pele: a exposição excessiva à luz solar e aos raios ultra-violetas, resultando em queimaduras. Sem o uso do protetor- solar.
•          Fumar tabaco, o que além disso, pode trazer um câncer ainda mais grave: o câncer de pulmão.
•           Áreas na pele que já foram irritadas, como cicatrizes, ferimentos e queimaduras, tem mais chances de desenvolver um câncer.
•          Assimetria: quando ocorre de uma parte da pele ser diferenciada da outra.
•          Qualquer ferimento na pele, no qual não se cicatrize por um bom tempo, pode ser suspeito.
•          Compleição: o câncer de pele é mais comum em pessoas de pele, olhos e cabelos claros, como loiras, ruivas ou albinas.
•          Genética: ter um histórico na família de algum parente que já teve melanoma( câncer de pele mais grave, causador de grandes mortes), aumenta o risco.
•          Pintas que crescem, coçam ou mudam de cor, sendo rosadas ou escuras.

PREVENÇÃO :
•          Uso de protetor solar adequado a sua pele.
•          Evitar queimaduras em peles claras.
•          Evitar a ida em câmaras de bronzeamento.


É importante lembrar que o câncer de pele não nasce de um dia para o outro. O maior sintoma para identificar quando se está com o câncer é a identificação de uma pinta,(mancha, cicatriz, ferimento,etc), que vai crescendo ao longo do tempo, seja meses ou anos. Examine seu corpo para prevenir.

Então, em caso de suspeita, é fundamental procurar um médico especializado na área, para que ele diga  e resolva o que fazer. Lembrando que tem cura sim! Basta não ignorar alguma mancha suspeita, que talvez, posteriormente, ponha em risco a sua vida. Quando o câncer é encontrado cedo, pode ser cauterizado ou tirado cirurgicamente.

Nunca esqueça que o uso do protetor solar é fundamental, principalmente agora, que as férias se aproximam juntamente com o Verão. Mesmo que seja uma caminhada, uma volta na praia, não vale a pena arriscar, indo sem proteção e correndo o risco de se incomodar no futuro, com algo que a maioria das pessoas não dão importância alguma e que pode matar, caso seja muito grave.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário