segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Grêmio Estudantil, qual sua real função em uma escola? Representa quem?

Por Nahari Castro.

Grêmio estudantil, o que significa? Para que serve? Bom, nesse texto irei falar um pouco das dúvidas que geralmente são comuns a respeito das funções do Grêmio estudantil dentro da escola.

O Grêmio estudantil tem como principal função representar os alunos, ou seja, ele é a “voz” dos alunos. Importante lembrar que representar os alunos é acima de tudo ouvi-los e para isso é necessário que sejam mobilizados tanto os estudantes do Ensino fundamental, quanto do médio.

A escolha do grupo que ira representar os alunos é feita de forma democrática, pelo voto. Cada ano acontece uma nova eleição e com novos grupos. No caso do Colégio de Aplicação, todo ano só são inscritas chapas formadas essencialmente no Ensino médio (que tem o menor número de alunos considerando o turno), talvez porque ninguém explica para os estudantes do fundamental o que é o Grêmio e suas funções. Parece que não há interesse em mobilizar nossa participação, apenas quando votamos. A maioria dos alunos do Ensino fundamental não sabe por puro desinteresse, será mesmo? Falam de participação e ninguém vem apresentar e conversar sobre o Grêmio para os alunos da tarde.

Falando em participação gostaria de dizer que há três anos estou estudando na escola e nunca tinha visto o Ensino Fundamental ter uma atitude que chamasse realmente a atenção. Semanas atrás nos reunimos numa mobilização, independente do Grêmio, pois ele não aparece para conversar sobre as decisões que tomam. Votamos e porque não somos ouvidos, porque não opinamos?

Nós os elegemos e queremos participar de todas as decisões. Quem se coloca a disposição para estar na direção do Grêmio precisa saber que no período da tarde também tem alunos: precisam vir, conversar e ouvir! Bom, tomamos a atitude de fechar a rampa para reivindicar algumas coisas que o Grêmio já havia prometido na época de eleições e nenhuma delas se efetivou como: melhoria da merenda, tolerância no uniforme (cor da calça jeans) e outras.

Depois da nossa mobilização tivemos a grande surpresa da visita de um representante do Grêmio e sabem para o quê? Chamar nossa atenção! Porque, segundo ele, nós não podemos nos manifestar, apenas se o Grêmio permitir. Mas como, se eles não vêm conversar e informar do que acontece com as propostas? O pessoal do Grêmio passou nas salas comunicando que já haviam tomado algumas decisões a respeito das questões que levantamos e que praticamente a nossa paralisação foi desnecessária. Em minha opinião a paralisação pode ter sido desnecessária para o ponto de vista da diretoria do Grêmio e de alguns professores, no entanto, sei que toda essa mobilização levou toda a escola a tomar conhecimento de que o Ensino Fundamental é grande parte da escola e está vivo.

Por último, vivem dizendo que temos que participar é importante, que temos que nos posicionar etc., etc., e quando tomamos uma atitude somos recriminados? Será que querem passar um modelo de como fazer?

Vamos lá... Deixe seu comentário e opinião.

7 comentários:

  1. muito legal obrigado vlw!
    me ajudou mtoo..

    ResponderExcluir
  2. Por favor, explique um pouco as funções de cada cargo do grêmio.

    ResponderExcluir
  3. Bem interesante agora entendi mais um pouco sobre o gremio estudantil!de certo o grrmio estudantil tem como foco os estudantes e não é certo que tomem decisões sem o concentimento deles,as escolas estão sim cheias de problemas,mas se o gremio estudantil unido e focado em propostas apoiados por todos os estudantes juntamente com a direção!podem fazer com que as melhorias aconteçam,os estudantes tem que pensar bem em que grupo iram eleger,para os representar,não podem ser pessoas que priorizam suas opiniões e sim pessoas que trabalham em conjunto,que ouvem e analisem propostas,esse ano eu farei parte do gremio de minha escola,e farei o possivél!que ele venha para despertar no alunato uma consciência diferente,de que podemos mudar e melhorar a nossa escola atravéz de união organização,vontade e determinação.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, explique um pouco as funções de um presidente do Grêmio

    estudantil

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, quando se acontece a prática da democracia, nunca somos bem vistos, talvez, porque não são comuns, mas não podemos perder de vista que ela precisa ser praticada com frequência, para que num futuro próximo, isso seja visto como algo comum e benéfico. Fico muito feliz, em saber que temos jovens nessa prática tão necessária. Parabéns, não desanime diante dos obstáculos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado me ajudou muito. Porque no colegio que eu estudo e da 5ª serie ate a 8ª,eu sou 8ª ano que vem nao estudo la mas quero ue tenha o gremio la. Estou conversando com diretores e professoras porque eu quero ativar o gremio que nao tinha no colegio!! Muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. aprendi muita coisa obr

    ResponderExcluir